À boleia do MUVI – Festival Internacional de Música no Cinema, onde recebeu o seu primeiro galardão em 2014, destacando-se como Melhor Longa Documental da Competição Nacional do certame, o documentário A Sétima Vida de Gualdino está de volta ao Cinema São Jorge, no coração de Lisboa. A projeção do filme sobre a lenda viva do jazz português acontecerá dentro da secção Acordes Históricos já no próximo domingo, dia 11, pelas 18h30. A sessão contará com a presença do protagonista
Produzido pela Blablabla Media em pareceria com a RTP, A Sétima Vida de Gualdino (2013) acompanha as peripécias de Gualdino Barros, um baterista autodidata elevado a lenda do jazz por ter lançado na música dezenas de jovens inexperientes como Jorge Palma, Bernardo Sassetti, Dany Silva, Filipe Melo ou Joana Espadinha. No culminar de uma vida recambolesca, Gualdino sofre um AVC que o deixa inicialmente paralisado de metade do corpo. Conseguirá o músico reaprender a tocar e lançar uma última cantora?
Para além da longa documental de Filipe Araújo, o programa desta edição do MUVI — que acontecerá de 8 a 11 de novembro, em formato não competitivo —, inclui ainda obras como Meu Caro Amigo Chico, de Joana Barra Vaz, Celeste, de Diogo Varela Silva, Phil Mendrix, de Paulo Abreu, Barulho, Eclipse, de Ico Costa, Farewell, de Ricardo Clara Couto e Rui Portulez, e Sarapanta, de Cristiano Saturno. Uma oportunidade para ver ou rever alguns “dos filmes mais emblemáticos que [o festival] exibiu ao longo dos anos”, bem como para conhecer em primeira mão algumas estreias do cinema com os olhos postos na música.