Filme ibérico co-produzido pela Blablabla Media estreia-se internacionalmente com distinção na Coreia do Sul, num dos mais importantes festivais de cinema asiáticos
O documentário Caixa de Resistência, realizado por Concha Barquero e Alejandro Alvarado, e co-produzido pela portuguesa Blablabla Media, foi galardoado com o Prémio Especial do Júri na 26.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Jeonju, na Coreia do Sul. A distinção assinala a estreia internacional do filme, que integrou a Competição Internacional do prestigiado certame asiático.
Caixa de Resistência resgata os projetos inacabados do cineasta espanhol Fernando Ruiz Vergara, censurado durante a transição democrática em Espanha, e propõe uma reflexão poderosa sobre a memória coletiva, a justiça histórica e o papel do cinema como ferramenta de resistência.
Durante a cerimónia de entrega de prémios, a produtora executiva Sara Sánchez García (Azhar Media) leu uma mensagem dos realizadores: “Caixa de Resistência reivindica todos aqueles cineastas que, como Fernando, ficaram impedidos de realizar mais filmes por motivos políticos, industriais ou de origem social. Dedicamos este prémio a todos os projetos cinematográficos sonhados e imaginados que propõem mundos mais justos, livres e utópicos”.
O júri internacional, que incluía personalidades como o ator sul-coreano Kim Euisung e a produtora catalã Montse Triola, descreveu o filme como “uma escavação cinematográfica que contempla as dolorosas memórias da ditadura franquista através de um filme aparentemente desaparecido.”
O filme teve estreia nacional a 27 de março, com exibições em várias cidades portuguesas, e já arrecadou prémios em festivais internacionais como a SEMINCI – Festival de Valladolid, o L’Alternativa e o Márgenes.