Off
Caixa de Resistência revela-se ao mundo na SEMINCI

Caixa de Resistência revela-se ao mundo na SEMINCI

É no grande ecrã da 69ª edição da prestigiosa Semana Internacional de Cine de Valladolid, em Espanha, que se estreia mundialmente esta tarde Caixa de Resistência, arrojado documentário sobre um dos primeiros cineastas censurados pela democracia espanhola. Rodada entre Espanha e Portugal, a obra é uma co-produção ibérica da Blablabla Media com as andaluzas Azhar Media e Alvaquero, assinada pela dupla de realizadores Concha Barquero e Alejandro Alvarado

Após a sua morte, ao fim de um longo exílio em Portugal, Fernando Ruiz Vergara deixou dezenas de esboços de filmes que nunca chegou a realizar. Rocío, obra amaldiçoada após uma censura judicial em plena democracia espanhola, foi a única que o cineasta andaluz pôde assinar. Em Caixa de Resistência, que hoje se mostra ao mundo pela primeira vez, os realizadores e académicos Concha Barquero e Alejandro Alvarado dão continuidade aos filmes sonhados por Fernando como gesto de resistência.

Contam os autores: “Em 2010, encontrámos Fernando Ruiz Vergara na aldeia portuguesa onde se exilou após a censura ao seu único filme, Rocío. Este documentário sobre a peregrinação mais popular da Península Ibérica desmontava as relações entre o poder religioso, político e económico na Andaluzia. Rocío foi apreendido e censurado judicialmente nos primeiros anos da democracia por denunciar um dos autores de crimes fascistas após o golpe militar de 1936 que despoletou a guerra civil. Atualmente, a versão original de Rocío continua a ser proibida em Espanha e Fernando nunca mais conseguiu fazer outro filme.”

Um ano após o este encontro, Fernando morreu, deixando para trás inúmeros guiões, notas desconexas e esboços de filmes que ficaram para sempre na sua imaginação. “Acontece que esses projetos inacabados pareciam dialogar diretamente connosco; as suas ideias eram tão atuais e relevantes que um impulso começou a ganhar força em nós: havia que retomar os filmes sonhados pelo cineasta”,recordam.

Desta enorme vontade de repor justiça histórica e dar continuidade a uma obra impedida de existir nasce Caixa de Resistência, filme que no dia 24 de outubro passará pela Competição Internacional do 30º Festival de Jóvenes Realizadores de Granada, em Espanha, antes de seguir a rota dos festivais internacionais. Próximas paragens: Festival de Sevilha, L’Alternativa, ZINEBI Caminhos do Cinema Português (estreia nacional) e Porto/Post/Doc.

0

Comments are closed.