Off
View Post
Caixa de Resistência vence prémio de melhor documentário espanhol na SEMINCI

Caixa de Resistência vence prémio de melhor documentário espanhol na SEMINCI

A co-produção ibérica Caixa de Resistência, dirigida por Concha Barquero e Alejandro Alvarado, acaba de se sagrar vencedora do Prémio de Melhor Documentário Espanhol na 69ª edição da prestigiosa Semana Internacional de Cine de Valladolid, em Espanha, onde se estreou mundialmente no passado dia 19 de outubro

Após a sua morte, ao fim de um longo exílio em Portugal, Fernando Ruiz Vergara deixou dezenas de esboços de filmes que nunca chegou a realizar. Rocío, obra amaldiçoada após uma censura judicial em plena democracia espanhola, foi a única que o cineasta andaluz pôde assinar. Em Caixa de Resistência, co-produção da Blablabla Media com as andaluzas Azhar Media e Alvaquero, Concha e Alejandro dão continuidade aos filmes sonhados por Fernando como gesto de resistência.

Na SEMINCI, onde esta semana foi pela primeira vez projetada, a obra integrava a secção Tiempo de Historia. [Mais info]

 

Off
View Post
O Casarão volta a abrir as portas, agora no Filmin

O Casarão volta a abrir as portas, agora no Filmin

Depois das salas, da televisão, da edição especial em DVD, dos videoclubes e do streaming internacional, O Casarão chega agora ao Filmin Portugal. Produzido pela Blablabla Media, com apoio do ICA e da SPA, e distribuição da Zero em Comportamento, o documentário de Filipe Araújo propõe uma viagem sensorial e intimista às memórias do seminário católico mais progressista do país durante os anos da ditadura

“A premissa deste projeto nasce da vontade de colocar em diálogo dois Portugais separados por um intervalo de meio século e ligados através de um mesmo edifício. É, portanto, um filme sobre finais de ciclo, mas também sobre um paradoxo. No caso, o paradoxo que é, em plena ditadura salazarista e num lugar carregado de isolamento, a “descoberta da liberdade” por parte de um grupo de pré-adolescentes a preparar-se para algo que nunca viria a ser”, explica o realizador.

Para Filipe Araújo, este documentário constituiu uma oportunidade de levantar o véu não apenas sobre um imóvel com história caído no esquecimento, como também sobre a improvável experiência feliz de mais de uma centena de vidas construídas entre dois mundos: o secular e o religioso.

Para ver agora também na plataforma Filmin Portugal.

Off
View Post
Caixa de Resistência revela-se ao mundo na SEMINCI

Caixa de Resistência revela-se ao mundo na SEMINCI

É no grande ecrã da 69ª edição da prestigiosa Semana Internacional de Cine de Valladolid, em Espanha, que se estreia mundialmente esta tarde Caixa de Resistência, arrojado documentário sobre um dos primeiros cineastas censurados pela democracia espanhola. Rodada entre Espanha e Portugal, a obra é uma co-produção ibérica da Blablabla Media com as andaluzas Azhar Media e Alvaquero, assinada pela dupla de realizadores Concha Barquero e Alejandro Alvarado

Após a sua morte, ao fim de um longo exílio em Portugal, Fernando Ruiz Vergara deixou dezenas de esboços de filmes que nunca chegou a realizar. Rocío, obra amaldiçoada após uma censura judicial em plena democracia espanhola, foi a única que o cineasta andaluz pôde assinar. Em Caixa de Resistência, que hoje se mostra ao mundo pela primeira vez, os realizadores e académicos Concha Barquero e Alejandro Alvarado dão continuidade aos filmes sonhados por Fernando como gesto de resistência.

Contam os autores: “Em 2010, encontrámos Fernando Ruiz Vergara na aldeia portuguesa onde se exilou após a censura ao seu único filme, Rocío. Este documentário sobre a peregrinação mais popular da Península Ibérica desmontava as relações entre o poder religioso, político e económico na Andaluzia. Rocío foi apreendido e censurado judicialmente nos primeiros anos da democracia por denunciar um dos autores de crimes fascistas após o golpe militar de 1936 que despoletou a guerra civil. Atualmente, a versão original de Rocío continua a ser proibida em Espanha e Fernando nunca mais conseguiu fazer outro filme.”

Um ano após o este encontro, Fernando morreu, deixando para trás inúmeros guiões, notas desconexas e esboços de filmes que ficaram para sempre na sua imaginação. “Acontece que esses projetos inacabados pareciam dialogar diretamente connosco; as suas ideias eram tão atuais e relevantes que um impulso começou a ganhar força em nós: havia que retomar os filmes sonhados pelo cineasta”,recordam.

Desta enorme vontade de repor justiça histórica e dar continuidade a uma obra impedida de existir nasce Caixa de Resistência, filme que no dia 24 de outubro passará pela Competição Internacional do 30º Festival de Jóvenes Realizadores de Granada, em Espanha, antes de seguir a rota dos festivais internacionais. Próximas paragens: Festival de Sevilha, L’Alternativa, ZINEBI Caminhos do Cinema Português (estreia nacional) e Porto/Post/Doc.

Off
View Post
Incrível história do “most-wanted” americano que vive em Portugal estreia a 19 no Tribeca e na OPTO, e a 31 no Jornal da Noite da SIC

Incrível história do “most-wanted” americano que vive em Portugal estreia a 19 no Tribeca e na OPTO, e a 31 no Jornal da Noite da SIC

Era um dos fugitivos americanos mais procurados de sempre pelo FBI, mas, afinal, vivia pacatamente numa localidade perto de Sintra, com BI e identidade portuguesa. Jorge é o seu nome, mas é também o título da nova série documental de Sofia Pinto Coelho. Uma co-produção da Blablabla Media com a SIC, financeiramente apoiada pelo ICA e pelo PIC, em estreia simultânea no Tribeca Festival Lisboa e na plataforma de streaming OPTO, antes de chegar ao prime-time da SIC

O que não falta a George Wright é audácia. Aos 19 anos participou num homicídio, aos 27 fugiu de uma prisão americana, aos 29 desviou um avião, com um milhão de dólares de resgate. Quarenta anos depois, o FBI descobriu que vivia em Portugal, após ter andado fugido por França, Argélia e Guiné-Bissau.  Nesse dia, teve de encarar mulher e filhos e contar-lhes todos os segredos do seu passado.

É com estas premissas, dignas de uma boa ficção de Hollywood, que se giza o arranque de Jorge, a nova série em três episódios que a Blablabla Media e a SIC terão a oportunidade de estrear no grande ecrã do Tribeca já este sábado, dia 19. O passe, que consistirá numa versão unitária da obra, condensada em 55’ minutos, acontecerá numa sessão seguida de debate com a autora, Sofia Pinto Coelho, na companhia de Hemi Fortes, uma das produtoras desta aventura multicontinental.

Paralelamente, a série ficará disponível na plataforma OPTO em versão original, estreando-se a 31 de Outubro no Jornal da Noite da SIC, em formato reduzido.

Pode ainda ler a reportagem de making-of assinada pela própria autora na Revista do jornal Expresso (publicação de 11 de outubro de 2024).