Após um percurso comercial de nove semanas em sala, O Casarão está de regresso ao grande ecrã, arrancando já esta quinta-feira, às 21h30, a sua tourné nacional com uma sessão especial nos cinemas Castello Lopes, em Guimarães. Setúbal, Cascais, Sintra, Barreiro, Torres Novas e Santarém são outras das cidades onde o filme poderá ser visto ao longo da semana
De 5 a 11 de maio, o mais recente filme documental de Filipe Araújo poderá ser visto diariamente nos Cinemas Castello Lopes de Sintra, Torres Novas, Santarém, Barreiro e Guimarães, n’O Cinema da Villa, em Cascais, e nos Cinemas City, em Setúbal. Com lugar em Guimarães, a sessão especial de abertura deste novo ciclo de projeções será a única a contar com as presenças do realizador e da produtora Hemi Fortes.
Produzido pela Blablabla Media em associação com a RTP e os apoios do ICA e da SPA, O Casarão procura estabelecer um diálogo entre o passado do edifício que albergou durante a ditadura o mais progressista seminário do país e os seus últimos dias, já no tempo presente. “Representa”, para isso, “um país a caminhar”. “Um país consubstanciado numa casa enorme. Uma casa muito maior do que nós e muito superior a todos nós”, como afirmou na sessão de estreia o escritor João de Melo, autor do seminal Gente Feliz com Lágrimas e antigo seminarista naquele espaço.